Rádio Azul Celeste Rede Bandeirantes de Rádio

                       

Siga-nos:
Facebook Twitter
 
  
 
  Quinta-feira, 17 de abril de 2014

Home  |  Notícias  |  Eventos  |  A Rádio  Estrutura  |  Programação  |  Fale conosco    

Últimas notícias
 
Santa Bárbara
SB disponibiliza 800 tipos de medicamentos

06/02/2013

 
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste fornece gratuitamente à população 800 tipos de medicamentos, com recursos dos governos federal, estadual e municipal. Os medicamentos são disponibilizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde há uma Farmácia de Atenção Básica e nos demais setores instalados no Município.

No Centro Médico, além dos medicamentos da Atenção Básica, conta com uma Farmácia de Especialidades, na qual é possível encontrar remédios para tratamentos específicos. Também há a Farmácia de Programas Estratégicos, localizada no Amdic (Ambulatório de Doenças Infecto-Contagiosas) e a Farmácia Popular do Brasil.

O Departamento de Assistência Farmacêutica busca promover, proteger e recuperar a saúde individual e coletiva da população, por meio do fornecimento de medicamentos. Segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica, Ivan Carpim, a cidade recebe 800 tipos de medicamentos gratuitos. "Esse número contabiliza todas as modalidades dos programas da Saúde”, disse.

Carpim ressaltou ainda que os medicamentos mais procurados são do nível básico, como hipertensão, diabetes e antinflamatórios. “A média mensal é de 47 mil receitas, dependendo da época do ano. Algumas receitas contêm vários medicamentos, ou seja, aproximadamente 25% da população se beneficia de alguma modalidade", complementou.

A lista padronizada de medicamentos está disponível, em banner, em todas as farmácias da rede pública, além de divulgação por meio dos veículos de comunicação. É aconselhável sempre quando o médico receitar um remédio, a população verifique se ele consta na lista, segundo o coordenador. "A receita médica deve ser legível e atualizada para que o usuário e o farmacêutico possam ter o pleno conhecimento do tratamento”, frisou.

Caso a pessoa não esteja cadastrada, deve-se dirigir a unidade mais próxima levando documentos pessoais, como Cartão do SUS, RG e comprovante de residência. As pessoas que não possuem Cartão SUS, devem procurar a unidade mais próxima de sua residência.

Locais

Os medicamentos, disponibilizados pela rede municipal de saúde, devem ser retirados mediante a apresentação de receita médica. No Centro Médico, localizada na Rua Prudente de Moraes, 231, estão as Farmácias de Especialidades. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 12h30.

Já o Amdic, onde está a Farmácia de Programas Estratégicos, está localizado na Av. Sábato Ronsini, nº 203, na Vila Linópolis, com o horário das 7 horas às 16h30, de segunda à sexta-feira.

A Farmácia Popular do Brasil, que conta com medicamentos gratuitos e outros subsidiados, ficam na Praça João XXIII, s/nº, no Centro. O local fica aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 horas às 12h30. Informações sobre os horários de funcionamento das Farmácias de Atenção Básica, localizadas nas UBS´s, devem ser obtidas nas unidades.
 
Comente esta notícia
« Voltar | Home
Enquete
Você pretende comprar ovos de pascoa para toda a família?.

Sim
Não
Só para as crianças

Resultado parcial
Band

BandSat

Futebol

Radios

festa


© 2009 Rádio Azul Celeste Ltda. | Av. Dr. Antonio Lobo, 237 | 1º andar | Americana | SP | Brasil | Desenvolvido por Net Exata